O que representa o Natal pra você ?

Venho de uma família evangélica que não comemorava o natal, não tive isto como um rito que gerasse alguma intimidade ou memória.

Não sei se por isto, ou por qualquer outra razão, natal não teve uma representatividade na minha vida.

Quando era casada nos meus dois casamentos, entrava na comemoração, então me “aproximei” do Natal e era ok.

Mas nunca achei nada tão motivante pra além da festa, sempre achei estranho tanta comida e muita coisa sobrando depois, muita bebida, meu corpo nunca foi muito compatível com álcool, enfim, me sentia bem esquisita com tudo isto.

Mas afinal, vamos que vamos .

Uns 20 anos atrás frequentava uma “escola de autoconhecimento e espiritualidade” assim se denominava naquela época, ali ouvi algo sobre o Natal, que nem sei se é assim mesmo, mas a mim fez um sentido.

“Nesta data (natal) o sol está finalizando um ciclo e iniciando um novo ciclo, então isto me ecoou como um significado para a forma como eu sentia o natal 🎄, acalmou em mim a sensação de ser esquisita porque não sentia nenhuma emoção nesta ocasião e interpretei que finalizando e iniciando um ciclo fazia sentido a introspecção e não este movimento pra fora de agitação, muita comida e bebida, que a mim, me leva para distração.

Não acho nem bom nem ruim. Só me refletia para poder me sentir mais à vontade com meu sentir

Acabei embarcando nos natais, comemorativo ou não, mas desta forma, meu corpo até esta nas festas, eu aproveitando a companhia das pessoas, como uma oportunidade de estar junto já que natal pra mim é mais introspectivo, e muita coisa acontece no meu universo interno.

Não é que eu não goste dos enfeites, gosto muito disto tudo, do clima das festas, e mais que tudo gosto muito deste final de ciclo, quando o clima vai se relaxando, e sinto que o clima fica mais leve, parece que todos nós conseguimos e nos permitimos relaxar um pouco mais e nos abrimos mais para uma energia amorosa, que já existe em cada um de nós, seja permitida fluir.

Nestas reflexões comecei a pensar, como seria esta permissão, se colocasse minha atenção para que fosse dada durante o ano, como se sempre fosse Natal ?

Meta colocada, e atenção redobrada, afinal no dia a dia quando as demandas estão fervendo, como lembrar do espírito natalino que me habita né ?!

Entre esquecimentos e lembranças faço um exercício : quando sinto este gostoso do tempo de Natal e final de ano, fico atenta para imprimir no meu corpo, como uma marca viva, a sensação de leveza, alegria, amor, fraternidade, confraternização e o que mais sentir que me expande o coração até que transborde, deixo meu corpo se familiarizar com isto.

Na sequência, agradeço por sentir isto no meu corpo e trazer isto para o momento presente.

É um treino já que não temos o hábito de viver o momento presente.

Mas cada respiração, cada movimento e ação consciente, nos fortalece nisto.

Hoje vivo a vida, e neste cenário tem Natal 🎄 nesta comemoração e quando tem mais fluxo de energia amorosa, eu aproveito esta intensidade e curto também os enfeites, mesmo que as músicas me tragam uma sensação que achava ser melancólica, hoje acho que tem a ver mesmo com uma intensidade amorosa e de compaixão tão intensa, porque são muitas pessoas vibrando isto é esta energia transborda, que meu corpo nem sabe bem como lidar, e aquilo que interpretei como melancólico pode até ser uma intensidade a ser reconhecida e integrada pelo meu sistema.

Afinal como seria receber tanto amor, carinho, harmonia, alegria ?

Minha mente diz : seria ótimo, mas todo meu sistema precisaria se compatibilizar com isto.

Afinal, receber é uma das partes mais exigentes do nosso aprendizado.

Que possamos no Natal, refletir, festejar dentro e fora e agradecer a tudo que conseguimos e também o que não conseguimos, e termos certeza fizemos o que pudemos e que todos os outros dias nosso coração esteja em festa de natal. Prontos para transbordar e usufruirmos todos transbordamentos disponíveis.

#siari #Siari #natal #constelaçãofamiliar #reflexoes #autoconhecimento #psicologia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: